Massa de pão sem leite e sem ovos



Essa massa de pão sem leite e sem ovos é uma excelente opção para veganos e vegetarianos. Fica muito macia e fofinha, além de muito saborosa. O preparo é fácil e sem segredos, experimente!



Ingredientes:

1 1/2 xícara de água morna, quase ambiente, não deixe esquentar muito!
1/2 xícara de óleo
2 colheres de sobremesa de áçucar
1/2 colher de sobremesa de sal
1/2 kl de farinha

1 punhado de orégano
1 pacote de fermento biológico

Shoyo para pincelar
Gergelim para cobrir o pão ou castanha triturada (numa versão não vegana, poderia ser queijo ralado)

Preparo:


Pré aqueça o forno antes de começar. 

Dissolva o fermento na água morna e reserve por 5 minutos, a aparência vai ser de um líquido rosado, conforme a imagem. Eu usei esse fermento da foto, Dona Benta Fermix. Não uso tablete porque estraga muito rápido.


Em um recipiente grande misture o açucar, o óleo, o sal e o orégano.  Acrescente a mistura de fermento e mexa.  Vá juntando a farinha aos poucos. quando não der mais para mexer, comece a sovar com a mão. Precisa sovar bastante, esse é o segredo para a massa crescer e ficar fofinha! :)

 


Deixe descansar por pelo menos 15 minutos para crescer. Se estiver um dia frio, coloque o recipiente com a massa em cima do fogão por exemplo, pois o mesmo esta aquecido pelo forno e vai ajudar. Se estiver um dia muito quente vai crescer rápido. Não perca o ponto, e não deixe mais de 15 minutos.


Enquanto isso prepare um recheio. Algumas sugestões abaixo:


Sugestões de recheio veganas:

Rúcula e tomate seco:
Refogue meia cebola e um dente de alho no azeite. Apague o fogo. Quando esfriar, junte a rúcula picada. Coloque sal e outros temperos à gosto. Mexa e junte o tomate seco picado.

Brócolis e champignon
Refogue meia cebola e um dente de alho no azeite. Coloque o brócolis e o champignon picadinhos e deixe cozinhar por uns 2 minutos mexendo sempre. Coloque sal e outros temperos à gosto.

Recheio rápido - o que tiver na dispensa!
1 lata de seleta, 1 lata de milho, 1 tomate picado, 1 pimentão picado, 1/2 cebola ralada, alho torrado a gosto, coloque sal e outros temperos à gosto. Misture tudo. Não precisa levar ao fogo, o tomate e o pimentão vão deixar a massa molhadinha, é delicioso.

Sugestões de recheio ovolactovegetarianas:

No recheio vegano de rúcula com tomate seco acrescente polenguinho. No recheio de brócolis a mussarela caí bem. No recheio rápido acrescente 1 ovo cozido picadinho e mussarela.



Após o descanso da massa, ela irá crescer mais ou menos uns 2 /3 centímetros. Separe as partes de massa de acordo com o tamanho do pão que você vai fazer. Esse da foto abaixo tem uns 45 cm, dá para fazer 2 pães desse tamanho. Nesse caso, corte a massa em 2 partes.
Abra a massa com um rolinho, ou um objeto cilíndrico, em um local reto, limpo e polvilhado com farinha de trigo. 



Recheie e vá enrolando a massa cuidadosamente. 
No final dobre as pontinhas para dentro.




Ajeite o pão em uma forma. Pincele shoyo na parte de cima para dourar. Cubra com gergelim, castanha ou queijo ralado como preferir. Asse por 30 minutos, ou até ficar douradinho.




Espero que gostem, voltem e comentem!

Grande beijo,

Comentários

  1. Otima receita ... Parabéns pela noção de higiene fazendo massa de aliança unf...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaa bem lembrado, na verdade ela já não saí do dedo há muito tempo e evito de tirar (mas tiro às vezes, quando lembro, com muito sabão, óleo, creme e qualquer coisa que ajude a deslizar, é quase uma sessão de tortura..... rsrsrsrs).
      Obrigada por comentar, volte sempre

      Excluir
    2. Nádya, o Anônimo deve ser homem... as mulheres sabem muito bem que aliança não se tira, nem para cozinhar, mas as higienizamos sempre... Bjbjbj

      Excluir
    3. Pois é Sil, mas... faz parte! Apesar de que agora emagreci uns quilinhos e ela saí mais fácil. Bom, o mais importante para mim (e acredito que para você também) é a noção de higiene MENTAL. Cozinhar exige uma mente limpa, e isso ninguem poderá julgar. O resto é só aparência querida amiga, não faz parte do nosso mundo. Um grande beijo e obrigada por ser minha defensora :) Qualquer dia venha comer um pão vegano aqui em casa.

      Excluir
    4. Esse queijo. Fatiado e vegetal?

      Excluir
    5. Não, este queijo é mussarela. Já experimentei os queijos vegetais da superbom, por exemplo. Eles não ficam com este aspecto.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Tata, não deixa de ver a receita de picadinho de soja, você vai gostar!!! beijinhos, volte sempre :)

      Excluir
  3. Essa receita é ótima! Fiz e ficou uma delícia. Recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ví sua foto! Ficou lindo, obrigada por ter mandado e comentado!!!
      beijinhos!!!

      Excluir
  4. pode ser feita sem recheio????apenas o pão??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana eu nunca fiz, mas acredito que dá sim, pois meu pai já fez pão de forma com essa massa. O segredo é sovar bastante, e não fazer o rocambole, para que o miolo fique uniforme e fofinho. Você pode faze-lo no formato de uma broa, por exemplo. Beijos, obrigada pela visita :)

      Excluir
  5. Querida, achei suas receitas ótimas, pela praticidade e por não usar ovos e leite. é tão difícil deixar de usar estes ingredientes, mas aos poucos vou deixando. Vc já fez carne de jaca? Fico feliz por mais um site que prega que podemos viver sem maltratar os animais. Um grane beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Claudia, é muito dificil, eu ainda uso em algumas receitas leite e ovos, mas a transição para o vegetarianismo completo vai acontecendo aos poucos. Fico feliz que você tenha gostado, não deixe de curtir nossa página www.facebook.com/nanatureba
      Grande beijo, volte sempre!

      Excluir
    2. Ah! Eu nunca fiz carne de jaca mas já vi que tem gente que faz coxinha de jaca!!! Vou tentar qualquer dia e posto aqui! Bjs

      Excluir
    3. Cláudia, apenas para atualizar sua resposta, tá aqui o link da Jaca:
      http://www.nanatureba.com.br/2015/10/carne-de-jaca.html

      Excluir
  6. Puxa! Adorei a dica! Farei no final de semana!!!!
    Estou tentando deixar de comer carne. Já comecei a comer somente comida vegetariana de segunda a sexta. Devagar vou deixando. E como é difícil achar boas receitas para fazer com utilizar alguns ingredientes. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Nil, parabéns pela iniciativa!
      Volte sempre, beijo grande!

      Excluir
  7. Adorei a receita.. Fiz hj meu pequeno é alérgico a ovo, ficou uma delícia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou!
      Volte sempre, beijo grande!

      Excluir
  8. Olá! Adorei a receita e vou fazê-la sem dúvidas! Mas o que você considera sovar bastante a massa? Quanto tempo? Será q dá pra sovar no processador? Obrigada por compartilhar a receita com o mundo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique. Na verdade o tempo nem conta muito, o que conta mesmo é a qualidade da sovada. O pão que meu marido faz fica muito fofinho e macio, mas pq ele é bem forte e sova bastante a massa. Se o seu processador tiver aquelas pás de fazer pão, pode usar sim! O meu não tem, em casa o processador de pão é o marido mesmo rsrsrsrsrsrs
      Volte sempre, beijo grande!

      Excluir
  9. nana boa tarde, apos colocar a farinha a massa ainda ficou grudenta, e assim mesmo? coloca mais farinha na hora de moldar o pão? grata, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denize. Na verdade não fica grudenta não, talvez você tenha colocado muito liquido, mas quando acontecer de novo, não se preocupe. Pode colocar farinha até desgrudar. Mas faz assim, coloca um pouquinho, sova, e veja se continua colando. As vezes só um tiquinho já resolve.
      Volte sempre, beijo grande!

      Excluir
  10. Respostas
    1. Pâmela, nunca congelei pq pão aqui em casa nunca sobra, mas acredito que sim, vai depender muito do recheio. A massa acho que dá, pq as vezes faço disco de pizza com essa massa e congelo, mas é assada e não crua!
      Beijo grande, volte sempre!

      Excluir
  11. Não tenho muito hábito de fazer pão, então lá vai uma pergunta bem básica:
    O que você chama de "sovar bastante"? Tem uma referência de quanto tempo sovar, ou qual a textura que a massa deve apresentar durante a sova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o tempo nem conta muito, o que conta mesmo é a qualidade da sovada. O pão que meu marido faz fica muito fofinho e macio, mas pq ele é bem forte e sova bastante a massa. A textura é bem lisinha e uniforme. Faça um para experimentar!
      Volte sempre, beijo grande!

      Excluir
  12. Voltei pra um feedback! MARAVILHOSOOOOOO! AMEI a receita!!!!!!Fiz aqui morrendo de medo de n dar certo pq sempre me frustei com pães mas vc está de parabéns! Vou começar a explorar mais seu site pra ver as outras delícias aqui! <3 MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Monique, obrigada por voltar e contar sua experiência!
      Fique a vontade, a casa é sua :)
      Beijo grande!

      Excluir
  13. Uma delícia, fiz em casa e todos aprovaram! Minha avó nunca tinha visto uma massa sem ovos e leite, ficou impressionada, rs. Obrigada pela receita! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha que bom que até a vovó gostou!
      Obrigada pela visita e pelo comentário, volte sempre :)

      Excluir
  14. Muito obrigado, vou ter que fazer umas adaptações no meu caso (óleo por azeite e castanhas por nozes), era o que eu justamente precisava!!

    ResponderExcluir
  15. Fiz frito. Uma maravilha. Receita perfeita, ótima pra lasanha e pastel assado ou frito. Vou usar pra tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que você fez frito Danny??? Eu nunca tentei, agora vou tentar kkkkkk
      Obrigada por comentar!
      Beijo grande!

      Excluir
  16. Siiim e hoje vou fazer pastéis assados de vários sabores... Simplesmente amei essa receita, esse blog é muito perfeito!

    ResponderExcluir
  17. Olá, pode ser fermento normal, tipo pó Royal? Seria 1/2 colher de sopa? Estou começando agora na culinária rsrs. Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Fica delicioso mesmo sem recheio! Já é a 4a vez que faço! Parabéns pelas dicas!

    ResponderExcluir
  19. Nádya... achei vc de uma classe tão grande pela resposta que deu para o anonimo....kkkkkkkkkkkk ótima ... não sei se conseguiria ser tão fina . Parabéns !!!!
    Estou louca para testar essa massa...depois volto aqui para contar o resultado .
    Obs.: ja virei sua fã.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tire dúvidas ou comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...